Vila Frescainha São Pedro

Igrejas/Capelas

Antiga Igreja Paroquial V.F.S. Pedro Antiga Igreja Paroquial V.F.S. Pedro

A antiga Igreja Paroquial de V.F.S. Pedro localiza-se na freguesia de Vila Frescainha São Pedro, concelho de Barcelos, distrito de Braga, em Portugal.

Igreja Paroquial V.F.S. Pedro Igreja Paroquial V.F.S. Pedro

A Igreja Paroquial de V.F.S. Pedro localiza-se na freguesia de Vila Frescainha São Pedro, concelho de Barcelos, distrito de Braga, em Portugal.

Vila Frescaínha, S. Pedro não vem nas Inquirições de 1220 e também não aparece registada nas de 1258. No entanto já é referida, em 1320, como anexa ao Convento de Banho, constituindo uma vigararia da apresentação do reitor deste mesmo Convento. Assim, sendo, a freguesia de S. Pedro é de criação relativamente moderna, sabendo-se que terá surgido entre o século XIII e XIV. Porém, aqui, e designadamente na Quinta de S. Simão, existiu até essa data a Igreja Matriz de uma outra Vila Frescaínha, cuja paróquia seguia a invocação daquele mesmo santo, a qual estava anexada à paróquia de S. Martinho, estas sim inscritas em conjunto nas inquirições de 1258. Quando esta matriz foi demolida e a freguesia extinta, a imagem de S. Simão veio para a bonita Igreja Paroquial de S. Pedro de Vila Frescaínha.
Administrativamente, pertencia S. Pedro à terra de Neiva e ao Termo de Barcelos e sendo relativamente recente, em comparação com outras freguesias, assistiu a um crescimento populacional moderado, mas seguro. Apesar de não aparecer no Censo da População de 1527, pensa-se que teria, nesta altura, pouco mais de uma vintena de moradores, no século XVII tinha 30 vizinhos, no século seguinte estavam já construídos 58 fogos, no século XIX a população atingia os 375 habitantes e meados do nosso século contavam-se mais de quatro centenas de pessoas. De importante património edificado, onde viveu gente ilustre, Vila Frescaínha S. Pedro, que cresceu à luz de nobres e dinâmicas iniciativas, é hoje uma freguesias das mais dignas de toda a menção no amplo concelho de Barcelos.

Brasão - Escudo de verde, cruz papal de ouro; contra-chefe ondado de prata e azul, coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «VILA FRESCAÍNHA – SÃO PEDRO».

Demografia
População (2011)
Área
Total: 1593 Total: 3,16 km2
Densidade: 504,1 hab/km2
São Pedro :


Partilhe conosco

Se tiver fotos sobre pontos de interesse da sua freguesia não hesite em nos contactar. Pode entrar em contacto através do Facebook, Google+ ou através da nossa página de contacto.