Abade de Neiva

Igrejas/Capelas

Santa Maria de Abade de Neiva Santa Maria de Abade de Neiva

A Igreja de Santa Maria do Abade de Neiva localiza-se na freguesia de Abade de Neiva, concelho de Barcelos, distrito de Braga, em Portugal.

Capela de Santo Amaro Capela de Santo Amaro

A Capela de Santo Amaro localiza-se na freguesia de Abade de Neiva, concelho de Barcelos, distrito de Braga, em Portugal.

Capela Santa Margarida Capela Santa Margarida

A Capela de Santa Margarida localiza-se na freguesia de Abade de Neiva, concelho de Barcelos, distrito de Braga, em Portugal.

Miradouros

Penedo da Moura Penedo da Moura

Penedo da Moura localiza-se na freguesia de Abade de Neiva, concelho de Barcelos, distrito de Braga, em Portugal.

O determinativo toponímico "de Neiva", não é originário, e aplicou-se ao nome desta freguesia para distinguir da outra freguesia do nome, na "terra" ou concelho de Vermoim (hoje, Vila Nova de Famalicão) e daí Abade de Vermoim, dizendo-se esta Abade de Neiva, por existir na "terra" ou concelho de Neiva (já no século Xlll de cabeça em Barcelos).
É errado dizer-se "do Neiva", visto que nada tem com o rio deste nome, mas com a circunscrição medieval assim chamada, pelo que se deve dizer-se "de Neiva". A designação da paróquia era simplesmente Abade ou, melhor, Santa Maria do Abade, uma das paróquias da "terra" ou julgado medieval de Neiva. Não é fácil saber-se exactamente a origem do topónimo Abade: as Inquisições de 1258 já lhe chamam em latinismo Abbade e as de 1220 exactamente igual. Não se trata de um genitivo de nome pessoal, como abadim, que é diminutivo deste nome, cuja forma, pois, deve ser Abbate inicialmente tirado de "abba", o abade.
(Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira)

Armas - Escudo de vermelho, mitra abacial de ouro; em chefe, três espigas de ouro, postas em roquete e passadas no pé, à dextra e uma tesoura de prata, aberta, à sinistra. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : ” ABADE DE NEIVA “.


Bandeira - De amarelo, cordões e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.


Estandarte - utilizado em cerimónias e cortejos.

Demografia
População (2011)
Área
Total: 2024 Total: 7,5 km2
Densidade: 269,9 hab/km2
Festividades
Nossa Senhora da Abadia : 1º Fim de Semana após dia 15 de Agosto Santo Amaro : 15 de Janeiro
Dia da Freguesia: 15 de Agosto
Santo Padroeiro: Nossa Senhora da Abadia


Partilhe conosco

Se tiver fotos sobre pontos de interesse da sua freguesia não hesite em nos contactar. Pode entrar em contacto através do Facebook, Google+ ou através da nossa página de contacto.